,
O mês de setembro chegou para São João del Rei ainda mais cultural.
No domingo, 1° de setembro, a Igreja São Francisco foi o cenário do lançamento do Projeto Acervo de Compositores 2024/2025, uma iniciativa da Produtora Inovità e Copasa para preservar e promover o patrimônio cultural tão expressivo na musicalidade mineira, através da música erudita.
A solenidade do lançamento seguiu as diretrizes dos protocolos com a apresentação do Projeto Acervo de Compositores pelo coordenador geral, Adriano Resende Margotti, quem ressaltou a evolução promissora no último ano e destacou as novidades de 2024 e para 2025, que virão com a exposição de partituras transcritas e de instrumentos centenários, cuidadosamente preservados com apresentações da Camerata dos Inconfidentes e, também homenagens com a “Comenda Guardião da Música Minas Gerais”.
Em seguida à apresentação do projeto, ocorreu a assinatura do Termo de Parceria e Cooperação entre as entidades, por representantes da Orquestra Ribeiro Bastos, do Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier e CEREM de São João Del Rei. Vale ressaltar que também compõem parcerias com o projeto, a Orquestra Lira Sanjoanense, a Orquestra Lira Ceciliana de Prados, a Orquestra e Banda Ramalho de Tiradentes e Coral e Orquestra Mater Dei de Resende Costa, as quais assinarão o termo posteriormente.
Durante a solenidade, personalidades da música mineira foram homenageadas com o título “Comenda Guardião da Música Minas Gerais”, um momento de reverência pela valorização da música em todo o estado: Rodrigo Sampaio Pereira, da Orquestra Ribeiro Bastos de São João Del Rei; Abgar Campos Tirado, Anthony Claret Moura Neves, do Conservatório Padre José Maria Xavier; Modesto Flávio Chagas Fonseca, da Orquestra Lira Sanjoanense e Carmem Elise da Consolação Matos, pela Superintendência de Comunicação Institucional da Copasa.
E para fechar com brilhantismo e tamanha representatividade da música, o projeto Acervo de Compositores marcou ainda mais o evento, com o concerto da Camerata Inconfidentes, que é composta por musicistas das entidades parceiras. A apresentação da Camerata dos Inconfidentes está disponibilizada no Youtube.
O sucesso do lançamento, na Igreja São Francisco, em São João Del Rei vem reafirmar a importância das tradições mineiras, que miscigenam a cultura secular, a arte em suas linguagens diversas e transcendem a história de época, conectando o público contemporâneo com a tradição, mantendo-a viva, mesmo com a evolução dos tempos. A Igreja São Francisco de Assis é arte pura em todos os detalhes, e, a coordenação do projeto rende agradecimentos ao estimado Luiz Soldati e seus colaboradores pela prestimosa parceria.
Quem não pode participar do lançamento do projeto, terá a oportunidade vivenciar uma experiência única de imersão na história da música e apreciar as obras e instrumentos centenários na exposição do projeto Acervo de Compositores, no Teatro Municipal de São João Del Rei, a partir do dia 12 de setembro.
As portas estarão abertas para o público, de 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira e, nos finais de semanas, enquanto ocorrerem eventos no teatro.
O acesso é totalmente gratuito!
O projeto Acervo de Compositores é uma realização da Produtora Inovità de São João del Rei e Ministério da Cultura, com patrocínio da Copasa e apoio do governo do estado.
Sigam nossos canais e fiquem sempre conectados com as maravilhas do projeto Acervo de Compositores.
@acervocompositores / acervocompositores.art.br
Redação: Jussara Carvalho/Jornalista (31) 99821-5138
Produção: Inovità - Adriano Margotti (32) 99976-9285